A Cidade

                                                                                                  

Localizada aos pés do Maciço de Baturité, região serrana úmida que engloba 13 municípios, a cidade está a 100 km da capital Fortaleza, numa altitude de 175m acima do nível do mar. O real significado do topônimo Baturité é incerto pois as interpretações são bastante divergentes. Uma delas sustenta que o nome provém de ibi-tia-eté que significa Serra Verdadeira no idioma dos tupis que habitavam a região.

Cidade de clima ameno, é detentora de uma das últimas reservas de Mata Atlântica do Ceará. Dentre os inúmeros monumentos representativos da história da cidade temos a Igreja Matriz em estilo colonial, a Estação Ferroviária, a Via Sacra com 365 degraus representando o marco do sentimento religioso do povo, onde a escadaria leva a uma imagem de Nossa Senhora, o Mosteiro dos Jesuítas com sua belíssima arquitetura, a casa do Comendador Ananias Arruda que hoje é o Museu Histórico, o sítio arqueológico Serra do Vicente e ainda belos prédios e casarões como o Palácio Entre Rios, Prédio da Cultura, Galeria de Arte Olavo Dutra e outros que juntos constituem um rico acervo da história regional.

Seu povoamento originou-se de uma sesmaria em 1746. Com a chegada dos missionários jesuitas a ocupação foi intensificada e em 1755 instalou-se no mesmo local a Missão de Nossa Senhora da Palma. Em 1759, a missão foi elevada a condição de Vila como nome de Monte-Mor Novo d'América. Em 1858, tornou-se município com o nome de Baturité.

Em 1824 Manoel Felipe Castelo Branco trouxe do Pará mudas de café, fato que transformou a economia local. Na metade do século XIX, a cidade passou a ter como atividade econômica principal a cultura do café, chegando a deter 2% de toda a produção brasileira e tornou-se um dos municípios mais prósperos do estado. Contudo, viu-se a necessidade do escoamento da produção, não podendo se feita pelas precárias estradas da época. Então em 1870 um grupo de comerciantes lança a proposta de constuir a primeira ferrovia do estado, interligando a cidade à capital Fortaleza.

Em 1877, o Ceará sofreu com severa seca e suas graves consequências: fome, cólera, febre amarela e varíola. A pecuária foi severamente atingida. Em Baturité a população dobrou com a chegada de flagelados de todas as regiões da província. Infelizmente com a fome e as doenças pelo menos a metade morreu. As construções da Igreja de Santa Luzia, do prédio da Prefeitura Municipal e da Cadeia Pública foram iniciadas pelo Governo Imperial como obras de assistência aos flagelados. A estrada de ferro da cidade adquiriu o status de "ferrovia estratégica", por ter sido considerada uma das mais importantes empresas de socorro público durante a estiagem. Encampada pelo Governo Imperial em meados de 1879, empregou, em dois anos de trabalho, 50 mil retirantes.

Nesse contexto, milhares de cearenses foram estimulados a migrar para a Amazônia onde havia oferta de trabalho na extração da borracha. Só de janeiro a junho de 1878, pelos portos de Fortaleza e Aracati, cerca de 25.000 deixaram a província. O próprio governo ajudava pagando passagens. Este destino de migração foi ainda popular durante a seca de 1915, conforme escreveu Raquel de Queiroz no romance O Quinze.

Atualmente a economia de Baturité baseia-se principalmente no comércio, prestação de serviços, na extração vegetal e em culturas de  algodão, banana, milho, arroz, feijão e cana de açucar. Com um comércio forte, a cidade vem conseguindo muitos avanços na qualidade de vida da população e em sua modernização.

Ainda é importante destacar o cultivo do café, que embora tenha diminuído muito após a crise de 29 e outras crises na economia brasileira, vem crescendo, atualmente, utilizando-se a técnica do cultivo sombreado e 100% orgânico. Esse tipo de cultivo fez com que o café baturiteense ganhasse destaque nacional e internacionalmente por ser um produto de alta qualidade e saudável.

CURIOSIDADES:
Baturité é a terra natal de Luiz Severiano Ribeiro, o fundador do Grupo Severiano Ribeiro e do Major Antonio Couto Pereira um dos maiores presidentes do clude de futebol Coritiba, responsável pela construção do antigo estádio Belfort Duarte, atual Estádio Major Antonio Couto Pereira.

                                                   Mosteiro dos Jesuítas
  
                                                                 
                                                                           Estação Ferroviária

                  
                Igreja Matriz    
                                                                        
                                                             
                                                              Palácio Entre Rios - Sede da Prefeitura

                                                      

                 Maciço de Baturité


Fonte: Secretaria de Turismo do Ceará
           Prefeitura Municipal de Baturité
           wikipédia.org
           portalsoafrancisco.com.br
           coisadecearense.blogspot.com
           Baturité - Secas e Escravos Marcus Vinícius Castelo Branco